segunda-feira, 30 de março de 2009

XV Torneio do Concelho de Palmela

JCL ganha a taça do Torneio do Concelho de Palmela


O Judo Clube de Lisboa no dia 28 de Março participou no XV Torneio do Concelho de Palmela realizado no Gminodesportivo do Pinhal Novo. Os nossos Juvenis (13 e 14 anos) estão de parabéns porque arrecadaram duas taças de primeiro lugar, uma a de 1º lugar nos juvenis Femininos e outra na geral do torneio.
Leva-mos uma comitiva de 15 atletas, sendo a maioria do programa da alta de lisboa e onde estiveram também três atletas a representar a secção de Alenquer,
Os resultados foram:
Juvenis Femininos
-40Kg Andreia Tavares 1º lugar
-44Kg Inês Correia 1º lugar
-52Kg Inês Branco 1º lugar
Maria Fonseca 2º lugar
Leandra Veiga
Marcia Guimarães
-57Kg Ana Correia 1º lugar
Joana Lobo 3º lugar
-63Kg Daniela Cardoso
+63Kg Paula Marujo 3º lugar

Juvenis II
-55Kg Ruben Maia 3º lugar
André Jesus 5º lugar
-60Kg Ruben Nunes
+81Kg Vasco Rompão 3º lugar ( não tinha adversários nos Juvenis I)

Parabéns a todos pela vitória geral, foi bonito a forma como festejaram e gostei muito de ver que neste escalão já há grande espirito de equipa.
Para os que ganharam que continuem assim para os que perderam é preciso treinar mais e mais a sério para o Nacional em Maio ganhar, Vamos lá...

sábado, 28 de março de 2009

Torneio de Portugal


No segundo dia de competição obtivemos bons resultados, conseguindo estar presente em três finais de repescagem onde os atletas do JCL deram tudo o que tinham para conseguir um lugar no podio.

Os resultados foram:
Maria Roquette (-63Kg) 5ºlugar
Pedro Antonio (-66Kg) 3ºlugar
Manuel Antonio (-66Kg) 9ºlugar
Bernardo Tavares (-73) 5ºlugar

De seguida segui-se um estagio de competição onde os atletas tiveram oportunidade de treinar com atletas estrangeiros e começar a preparar os proximos torneios do circuito europeu.

sábado, 21 de março de 2009

Marta Santos arrecada o Ouro


Depois de um frustrante 2º lugar no campeonato nacional (perdeu à decisão), Marta Santos arrecadou o Ouro no Torneio de Portugal, torneio que faz parte do circuito europeu de juniores, dando assim um grande paço para estar presente no Europeu e Mundial a realizar no final do ano.
Marta Santos realizou uma prova espectacular, batendo toda a concorrência nos -52Kg.
Amanhã entram em prova Paulo Rolão (-60Kg), Pedro Antonio e Manuel Antonio (-66KG), Bernardo Tavares (-73Kg) e Maria Roquette (-63).
Boa sorte para todos
No final do Torneio de Portugal postarei uma noticia sobre os resultados dos nossos atletas.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Torneio da ADJLisboa


No dia 15 de Março, Domingo realizou-se o Torneio da ADJL para os escalões de formação no Inatel, Estádio 1º de Maio.
Estiveram presentes cerca de 140 jovens judocas do nosso clube nascidos em 1997, 1998, 1999 e 2000.
Todos os mestres ficaram muito contentes pela participação espectacular dos jovens judocas. A destacar o excelente nivel técnico praticado por alguns judocas nossos e também os excelentes resultados, onde se destaca bastantes campeões.
Foi novamente um Domingo bem passado onde agradeço o apoio dos muitos pais presentes nas bancadas, que mesmo com o excelente dia que estava não trocaram o pavilhão pela praia.

Estejam atentos que vou postar aqui no blog as fotos do torneio que eu e o mestre João tirámos.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Maria Roquette alcança um excelente 5º lugar

No passado dia 8 de Março Maria Roquette alcançou um excelente 5º lugar em Zagreb num dos torneios mais prestigiados do circuito europeu de esperanças.
Por duas vezes esteve à beira de conseguir ganhar uma medalha mas infelizmente acabou por terminar a competição no 5º lugar, que não deixa de ser um excelente resultado e que deixa bons indicadores para as futuras competições.
Para conseguir o 5º lugar Maria Roquette derrotou Barbara Kiss (Hungria) e Leona Kubikova (Rep.Checa), perdendo na meia-final com uma atleta da casa, Barbara Matic (Croacia) e depois na disputa do 3º lugar acabou por perder com a belga Lise Luickfasseel.

Sergio Teles (-66Kg) ainda ganhou o primiero combate frente a David Koren (Croacia) mas depois perdeu com Alen Sernek (Eslovenia) não sendo repescado.
Rodrigo Paulino (-60Kg) também venceu o seu primeiro combate frente a Bruno Cerina (Croacia) mas depois na 2º ronda perdeu contra Nuretin Aksu (Turquia), que viria a ganhar o torneio, para depois voltar a perder agora frente a Matteo Piras (Italia).

sábado, 7 de março de 2009

Novas Regras Esperanças e Juniores

Regras para os escalões de Juniores e Esperanças
Lisboa, 27 de Fevereiro

A Federação Internacional de Judo procedeu a actualizações dos Regulamentos para os escalões de Esperanças e Juniores.

As novas regras serão adoptadas pela Federação Portuguesa de Judo a partir da presente data.

Novas Regras

1. Realizar as seguintes categorias de peso no Campeonato do Mundo de Juniores:

- 55 kg masculinos
- 44 kg femininos
2. Tempos de combates para Juniores e Esperanças:

4 minutos, com 2 minutos de Ponto de Ouro (Golden Score)

3. Esperanças:

Aplicação de Kansetsu waza (chaves): é proibida.
Aplicação de Shime waza (estrangulamentos): é permitida.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Open Juvenis de Lisboa

No passado dia 28 de Fevereiro no estádio 1º Maio, Inatel realizou se o Open de Lisboa de Juvenis. Tivemos em competição uma comitiva bastante alargada com cerca de 30 atletas provenientes da sede (alvalade), alta de lisboa e da seção de alenquer.
Os resultados alcançados foram bastantes motivadores tanto para os atletas como para os Mestres.
A destacar a excelente competição efectudada por Andreia Tavares, Ana Correia e Ruben Maia provenientes da Alta de Lisboa, começando assim o nosso projecto a dar os primeiros frutos, esperemos que seja o principio de muitos bons resultados.
os resultados foram:
Juvenis I
-50Kg Bernardo Pinho 3º
-55Kg Bruno Rodrigues 3º
-60Kg Bruno Vitorino 1º
+81Kg Vasco Rompão 2º
Juvenis II
-55Kg Ruben Maia 2º
Juvenis Femininos
-40Kg Andreia Tavares 1º
-52Kg Leandra Veiga 3º
Inês Branco 3º
-57Kg Ana Correia 1º
Margarida Lopes 3º
+63Kg Paula Marujo 3º

Este Open serviu de teste para o Campeonato Nacional que será em Maio.
Continuação de muitos e bons treinos para todos.

EJU Top Cadet Tournament


Nos dias 7 e 8 de Março vai se realizar em Zagreb um dos torneios mais fortes do circuito europeu de esperanças (sub-17).
O JCL teve dois atletas convocados para representar a seleção nacional foram Duarte Branco (-50Kg) e Maria Roquette (-63Kg). Irão também participar no torneio Vasco Santos (-50Kg), Rodrigo Paulino (-60Kg) e Sergio Teles (-66Kg) acompanhados pelo treinador João Nunes.

Boa sorte pra todos nesta primeira jornada europeia.

Projecto de intervenção nutricional associado à pratica de judo

O Judo Clube de Lisboa vai realizar em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa um estudo prospectivo e longitudinal cujo objectivo major é avaliar o efeito de um plano dietético adequado associado à pratica de exercício regular, no controlo de excesso de peso e de mãos hábitos alimentares em crianças que frequentam as aulas de Judo das escolas do ensino básico da Alta de Lisboa.

Suplementos nutricionais em judocas de competição

O Judo Clube de Lisboa vai colaborar com a escola superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa para realizar um estudo prospectivo e longitudinal cujo objectivo major é avaliar o efeito dos suplementos proteína e creatina num grupo de judocas de competição com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Foram escolhidos estes suplementos pois são aqueles que nos parecem mais adequados à prática de um desporto como o Judo (alta intensidade, curta duração).

terça-feira, 3 de março de 2009

Resultados Campeonato Nacional Juniores

No passado dia 1 de Março realizou-se no estadio universitário o Camp. Nacional de Juniores. O JCL conseguiu uma medalha de ouro através de Maria Roquette que realizou uma prova fantastica, demonstrando uma superioridade tecnica perante as adversarias apesar de ser ainda esperança (duas semanas atrás tinha sido campeã nacional de esperanças). Conseguiu também uma medalha de prata e cinco medalhas de bronze. A destacar também o quinto lugar de Paulo Rolão que fez um campeonato sem erros até à meia-final onde antes eliminou o campeão nacional do ano anterior mas depois faltou-lhe alguma experiência para resolver os dois ultimos combates decisivos, fugindo por duas vezes a medalha.
Os momentos maus do dia foi a perda do titulo nacional da Marta Santos à decisão na final e de alguns atletas, que treinam muito, terem ficado afastados das medalhas, tais como o Manuel Antonio e João Diegues, para eles o meu concelho é por vezes parece que tudo corre mal mas continuem porque quem trabalha é sempre recompensado mais tarde ou mais cedo.

Os resultados foram:
-55Kg Gonçalo Guedes 3º lugar
-60Kg Miguel Jorge 3º lugar
Paulo Rolão 5º lugar
-73Kg Bernardo Tavares 3º lugar
-81Kg Francisco Mendes 3º lugar

-52Kg Marta Santos 2º lugar
-63Kg Maria Roquette 1º lugar

Parabéns aos que alcançaram os seus objectivos, continuem todos a treinar no duro porque vem ai o Torneio de Portugal que faz parte do circuito europeu Junior.

Visita da UNESCO Portugal à Alta de Lisboa

No dia 3 de março a comissão nacional da UNESCO irá visitar a Alta de Lisboa, com o intuito de conhecer algumas das escolas envolvidas no Programa do Judo e dialogar com algumas crianças, professores e pais.
Será uma forma de dar a conhecer um pouco do trabalho que está a ser desenvolvido pelos Mestres do JCL na Alta de lisboa.
A visita está marcada para às 10h30 na escola básica nº34.